terça-feira, 25 de setembro de 2012

Educação Inclusiva: aceita o desafio?


Meu primeiro contato com deficientes, contato direto, não estes que a gente ver nas ruas ou numa propaganda de TV foi no vestibular para a de Faculdade de Letras. Sou de Barreiros-PE e por ser uma cidade pequena sempre ouvia falar de dois irmãos que eram deficientes visuais e que se destacavam na escola superando as dificuldades inerentes as suas deficiência. No dia do vestibular foi o meu primeiro contato direto com estes deficientes e quando descobri que tinham se inscrito no mesmo curso que o meu,  pensei: que vergonha será perder a vaga para uma pessoa cega. Até então a falta de informação me fazia vê-los como inferiores.
Graças e Deus não passei vergonha, consegui passar e eles também. No primeiro período eles não tinham Braillista para ajudar nas atividade e eu me ofereci. Na verdade bem mais por curiosidade de saber como pessoas com aquelas limitações conseguiam serem destaque nas instituições de ensino por onde passavam. Nos primeiros encontros, já fui me oferecendo para aprender o sistema de escrita Braille e como consegui com certa rapidez. Foi então que despertou em mim a vontade de profissionalmente me dedicar a este público.
Já trabalho com  este público há 08 anos, destes 04 pela rede Estadual de Pernambuco. Na configuração atual, a educação voltada não apenas a este público, mas a todas as pessoas com deficiência, pelo menos na minha região, ainda é bastante difícil. São vários os casos de supostas inclusões, ou seja, matrículas de alunos fantasmas, que até se matriculam, mas o descaso, a falta de preparo por parte da instituição, o estigma do coitadismo, a estrutura física inadequada ou o pior, o não querer das instituições, os obrigam a desistir. 
Sei que é inerente do ser humano ter medo do que não conhece, mas nos depararmos com estas situações em pleno século 21, sem sobra de dúvida nos diminui a uma condição "Neandertal"  e isso ser praticado dentro de uma escola nos remete a reflexão: será que um dia teremos uma escola igualitária, a famosa escola para todos?
Sem sobra de dúvida este é o desafio. A minha intensão ao criar este blog é justamente tentar semear a semente que um dia entrou em mim e fez ser quem sou. Não foi fácil cair toda aquela casca, abrir toda minha mente, me despir. Mas hoje orgulhosamente vos falo como é bom a sensação de prazer, de contribuir com uma causa, de me fazer humano. E isso eu consegui com aquisição da Educação Inclusiva.
Então: Aceitam o Desafio?

Um comentário:

  1. Que sensação estranha bateu agora,orgulho,felicidade e querer acompanhar cada post.Parabéns!Sua importância na sociedade é indiscutível.Muito orgulho de vc.Bjão e sucesso sempre.

    ResponderExcluir